sábado, 5 de novembro de 2011

Filatelia, selos e cartas

     Oii. Você sabe o que é um filatelista? Bem, filatelista é um colecionador de selos. Pesquisando pela internet, caí em uma reportagem sobre filatelistas e soube que também falou sobre isso no Jornal Nacional de sexta-feira(04/11). O motivo é que houve uma reunião de colecionadores de selos em São Paulo dá para reparar que coisas desse tipo só são divulgadas quando acontecem em SP, né?   com o propósito de reunir essas pessoas que, geralmente, colecionam desde crianças, divulgar e provar que o avanço da tecnologia não vai destruir essa paixão que eles têm por esses pedacinhos de papel. E através dos selos, usados bastante na época de auge das cartas, mostrar um pouquinho da história do país já que eles eram comemorativos e celebravam alguma data especial que ficou marcada.
Primeiros Selos Brasileiros
     Eu já cheguei a me perguntar se a função de um selo é somente decorar o envelope e dar mais valor à carta porque ela está enfeitadinha, mas os selos servem para comprovar que a carta ou encomenda foi paga pelo remetente e nada precisa ser cobrado ao destinatário. Sim, antes dos selos, quem pagava era quem recebia! Hoje os tempos são outros e mesmo com a acentuada queda no envio de cartas pessoais e o aumento do uso de e-mails para se comunicar, os selos ainda são utilizados, principalmente por filatélicos. Rsrs
     Na minha opinião, os selos e envelopes trazem uma sensação de nostalgia e acredito que as pessoas deveriam continuar enviando e recebendo cartas para não perderem a emoção de abrir a caixa de correspondência e ver envelopes pessoais e com selos, ao invés de somente contas a pagar. Porém, digo que nunca enviei carta pessoal assim como também não me lembro de ter recebido e confirmo que é muito mais simples e prático enviar e-mails do que escrever textos à mão, ir até o correio, ter que saber o endereço do destinatário corretamente e ainda esperar alguns dias para ser respondido.
     Afinal, colecionar selos é uma forma de conhecer novas pessoas ao se unir a um grupo ou associação da região em que reside e participando de encontros como esse. E aí? Qual a opinião de vocês quanto às reuniões de filatelistas e a queda no envio de cartas pessoas e no uso de selos? Quero saber... Comentem!
                                                                                                           Beijos. ;*

2 comentários:

  1. Nossa Anna não sabia que antigamente quem recebia a carta que tinha que pagar kkk essa parte eu gostei ;), não só ela como o post todo . To achando criativo que toda vez você posta algo diferente muito bom viu .

    ResponderExcluir
  2. kkk O engraçado é que mesmo assim, muita gente gostava de receber cartas. kkk Obrigada por ler e comentar aqui no Castanha! Volte sempre. ;)
    Anna

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...