sábado, 19 de novembro de 2011

#ResenhaLivro - A Batalha do Labirinto

Título Original: The Battle of the Labyrinth
Autor: Rick Riordan
Ano de Publicação: 2008
Nº de Páginas: 367
Editora: Intrínseca
     Inicio minha opinião sobre esse livro com uma pergunta: Como cada livro da série Percy Jackson e Os Olimpianos consegue superar o último? É um melhor que o outro. Não posso dizer nada já que ainda não li o final. Preciso me preparar para o fim antes de lê-lo. Mas estou aqui para falar do quarto livro da série: A Batalha do Labirinto. 
     Assim que comecei a ler esse penúltimo livro, é como se percebesse que o desfecho está cada vez mais próximo. É como se percebesse que o início do fim havia chegado, pois nos livros anteriores, parece que as missões e conflitos como o Velocino de Ouro (livro 2) e o resgate de Artémis e Annabeth (livro 3) não estavam diretamente ligados àquela coisa toda da profecia e a volta de Cronos, isto é, pareciam problemas avulsos. Eu sei que não eram, só estou dizendo que pareciam.
    Uma das melhores coisas é o fato da profecia do Oráculo vir logo na orelha do livro para que nós, leitores, possamos ficar formulando hipóteses para o significado daqueles versos durante todo o livro para quando chegar no final, perceber que não era nada daquilo que imaginávamos. Tudo bem que é possível uma previsão correta aqui ou ali, mas que sempre acabam acontecendo coisas inesperadas, isso não se pode negar. Outra coisa: a base do livro e também de toda a série é a aventura e mitologia grega, claro, porém, eu vou confessar que minhas partes preferidas são aquelas quando Percy e Annabeth estão conversando. Pode ser qualquer assunto, mas eu amo quando esses dois estão juntos. Acho que vocês me entenderam.  Aquela tarde lá do comecinho podia ter acontecido como o combinado, não acham?  Seria tão fofo! E quanto ao último verso da profecia, acredito que tenha compreendido o porquê de ele só ter sido mencionado no final.
     Prefiro quando momentos de verdade acontecem e aqueles sonhos do Percy eram um pouco cansativos, no início. Mas como sonho de semideus pode ser uma indicação do que realmente está acontecendo ou já aconteceu, é melhor entendê-los direitinho porque serão muito importantes mais para frente. Esse é mais um livro que veio para me provar que as aparências enganam e muito, porém, estou só dizendo coisas em geral e preciso falar mais sobre A Batalha do Labirinto. 
     No quarto livro, Annabeth lidera uma missão no Labirinto de Dédalo juntamente com Percy, Grover e Tyson e como as coisas geralmente só geralmente, tá? não acontecem como o planejado, ela vai precisar de uma certa ajuda que acaba gerando um ciuminho. Estou contando como se ela fosse a protagonista, mas tudo bem afinal é minha quase “xará” e merece meu respeito. Voltando à história, um misto de traições, separações, escolhas e incertezas aparecem no caminho desses quatro, o que complica ainda mais o que já estava complicado. Deixa o restante quieto senão vou terminar “spoilando” essa resenha. 
     Rick Riordan soube misturar perfeitamente as histórias da mitologia grega que muita gente conhece como o Labirinto, Minotauro, as asas de Ícaro, o fio de Ariadne com a história que ele criou e isso até chega a parecer que foi ele quem escreveu todas essas partes. Quanto à minha citação favorita, afirmo que mais uma vez foi muito difícil escolher apenas uma, mas o outro motivo é que meus trechos preferidos contêm muito spoiler. Assim sendo, fico com esse pedacinho logo no final que deixa muita gente ansiosa para saber o que vai acontecer no último livro.
Citação Favorita:
     ---Desculpe-me --- disse Annabeth. --- Eu... eu preciso voltar. Vou manter contato.
     --- Ouça, Annabeth...
     Pensei no Monte Santa Helena, na ilha de Calipso, em Luke e em Rachel  Elizabeth Dare, e em como, de repente, tudo se tornara tão complicado. Queria dizer a Annabeth que eu não desejava ficar tão longe dela.
     Mas então Argos buzinou lá embaixo na estrada, e perdi minha oportunidade.
     --- É melhor você ir --- disse Annabeth. --- Cuide-se, Cabeça de Alga.
     Minha nota é mais uma vez... 100! Vocês nem podem confiar muito na nota que dou, né? É quase sempre a mesma! Mas é por uma boa causa, afinal A Batalha do Labirinto entra na lista dos “xodózinhos da estante”. Recomendo de verdade.
P.S.: Ontem eu fui no shopping e comprei (com o meu dinheiro :D) o DVD do filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios. Mesmo quase ninguém gostando, eu adoro! Tudo bem que não tem nada a ver com o livro, mas se ele é ótimo como dizem, o filme tem que, no mínimo, ser legalzinho.
P.S.²: Vários blogs devem estar parados esse mês, tipo o Castanha. Sacomé, né? Fim de ano letivo é um festival de provas que merecem mais estudo para não ficar de 5ª avaliação. Acho que isso explica 1 post por semana.
                                                                                    Beijos. ;*

4 comentários:

  1. AAAAh, quero esse livro logo! *-* Ansiosa! meu casal favorito tbm é o Percy e a Annabeth (de quem não é ~´e?*-*) kkkk' Aii meu Deus *-*

    ResponderExcluir
  2. Estou aqui à disposição para te emprestar contanto que me devolva até dia 30. Mas eu sei que você não vai querer então... fica curiosa! Pensa em uma pessoa ansiosa e triste ao mesmo tempo para ler O Último Olimpiano? Eu! \o
    Obrigada por comentar! :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, mas não me interessei muito pelo livro. Nunca li nada desse autor e não tenho muita vontade. Não sei se é teimosia minha ou outra coisa, mas não tenho interesse :)

    Gabi

    ResponderExcluir
  4. Depende do gênero que o leitor prefere mesmo. Tipo, quem ama livros de romance e drama(não sei se é seu caso) não deve adorar aventuras recheadas de monstros, né? Mas é bom pelo menos tentar ler ambos para ter uma opinião concreta. Só não vale gastar dinheiro com coisa que sabe que não vai gostar. Obrigada por comentar! :)
    Anna

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...