quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Código Florestal Brasileiro

     Oii. Você, um cidadão comum, sabe o que é o Código Florestal? Até alguns minutos atrás, eu não sabia ao certo do que se tratava e com todo esse foco dos jornais na polêmica reforma do Código Florestal fiquei curiosa o suficiente para pesquisar e deixar vocês informados. Quando um fazendeiro compra uma terra, por exemplo, ele tem uma parte onde pode plantar livremente e outra em que não pode tirar uma arvorezinha sequer para não provocar desmatamento em matas originais. É isso que o Código Florestal faz, ele é o documento que controla todas as florestas brasileiras. Assim, é possível conciliar a necessidade de produzir alimentos com a importância de preservar a vegetação nativa brasileira.
     No Código Florestal, cada região tem uma quantidade diferente de floresta a ser preservada em cada propriedade. Por exemplo, no Cerrado são 35% enquanto na Amazônia são 80%. O motivo de ser assim já é outra história, mas deve ser porque na segunda a mata é fechada e talz. Bom, se vocês andam assistindo ou lendo jornais ultimamente, devem ter reparado diversas vezes reportagens sobre as mudanças no Código. Vamos entender do que se trata?
Quem quer – Ruralistas, isto é, proprietários de grandes áreas de terras e madeireiros.
O que querem – Retirada da lei de preservar parte da mata nativa para os pequenos fazendeiros, permissão de forma mais livre e aberta das plantações em topos de morros e a redução da proteção para matas ciliares.
Quem não quer – Ambientalistas, isto é, defensores do meio ambiente. (Séério?)
O que querem – A permanência do Código atual com nenhuma alteração que prejudique as florestas brasileiras.
     Para resolver um problema desse tipo, de que lados vocês se posicionariam? Não é uma questão tão simples de se resolver, mas eu não serei imparcial(rsrs) e vou me posicionar do lado das florestas, pois nunca se sabe se os ruralistas irão se aproveitar dessas mudanças para propor outras e outras até o momento em que... Ah! Não quero nem imaginar.
     Qual é sua opinião em relação ao Novo Código Florestal? Se estava "boiando" no assunto, meu texto foi útil? Complementou o que você já sabia? Comentem.
Vídeo:
                                                                                               
                                                                          Beijos. ;*

3 comentários:

  1. kkk Anna pra ser sincera eu já tinha ouvido fala sobre o Código florestal , mas não sabia exatamente o que era . Eu acho intereçante que ele ''prontege'' as florestas contra o desmatamento .Fico pensando se ele não existisse como seria as florestas né ? Sem nada . Vo dar um exemplo , a Amazônia ela está desmatada uma área maior que a do Rio de Janeiro ( o.O poisé),isso porque existe o Código Florestal .Entao acho que ele é muitoo importante mesmo ;).Gostei desse seu post , muito intereçante e diferente .

    ResponderExcluir
  2. Também achei bastante interessante. Mas eu não quero a reforma não, já que sou uma ambientalista u.u kkk' uai, temos que preservar né? Já tem pouco, até demais...

    ResponderExcluir
  3. Diana: Esse tipo é bem comum: Sabe o que é, mas não entende o que é. Que bom que meu post te ajudou. Obrigada por comentar! Anna

    Suyane: É, concordo que se houvesse tal reforma que dó das pobres florestas. Mas isso depende dos argumentos propostos, só que para essas medidas eu não serei imparcial nem aqui nem na China. Obrigada por comentar! Anna

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...