terça-feira, 4 de dezembro de 2012

5 dicas práticas de organização

Não tem tempo de se organizar? Organize-se e tempo terá.
Hoje me perguntei se sou ou não sou organizada. Parece uma pergunta muito simples, não é? Parece. Observando meu lado do guarda-roupa ou os materiais escolares ou a caixa de entrada do e-mail: “Uau, quanta organização.” Agora se tiro os olhos da tela do computador e presto atenção ao redor, independentemente do cômodo em que esteja... É, a situação muda um pouquinho. Viram? São circunstâncias diferentes e a única conclusão é a de que gosto de ver as coisas organizadas, o único problema é deixá-las organizadas. É assim com todo mundo, acredito.

A organização é importante para tornar sua vida mais simples e prática. Como sabemos, tudo em excesso faz mal, mas quem tem o mínimo de organização deixa de se preocupar com diversas coisas e consequentemente, tem um cotidiano mais tranquilo. Planejar, traçar metas e pontuar objetivos é necessário, mas o bom mesmo é fazer tudo na medida certa e sempre que puder, “organizar um imprevisto”. Assim, você planeja da mesma maneira que se surpreende com algo bom que não estava planejado e ainda sobra tempo para ser mais feliz.

1. Deixe de comprar coisas desnecessárias
É verdade que,na hora da compra, tal objeto é muito necessário. Porém, tenha certeza disso. Quanto mais comprar, mais coisas você terá espalhadas por aí, ou seja, mais bagunça.

2. Antecipe sempre que puder
Tem algum compromisso importante amanhã? Então, arrume tudo o que precisa hoje. Simples assim.

3. Valorize seu lar-doce-lar
Em outras palavras, ame o que é seu. Quem ama, cuida. Portanto, perceba como é prazeroso organizar o seu cantinho e assim, arrumar a bagunça fica até divertido.

4. Faça coisas simples e rotineiras antes das mais demoradas
Tenho feito isso há algum tempo e têm dado certo. Por exemplo: depois de estudar por muito tempo, resolvo escrever. Porém, me obrigo a fazer isso apenas depois de tomar banho, escovar os dentes e dar uma ajeitadinha no quarto. O segredo é intercalar as atividades que exigem maior dedicação com aquelas feitas no “automático”.

5. Vá e faça!
Dica do meu professor de Química (ou melhor, da mãe dele). Resumindo: você não vai conseguir organizar nada se sempre deixar para depois.

Testes virtuais costumam ser muito vagos, mas como foi por meio dele que surgiu a inspiração para escrever esse post, aqui está: Você é organizado? ~façam e me contem o resultado nos comentários~
Meu resultado: Bagunça e ordem na medida certa. Você é organizado o bastante para não cair no caos, mas também abre espaço para imprevistos e espontaneidade no dia-a-dia.
Outro link muito interessante que encontrei nas minhas andanças pelo mundo virtual: 30 dicas de organização essenciais para a sua vidaAliás, esse blog tem muitos outros bons artigos sobre esse tema. Vale a pena conferir.

14 comentários:

  1. Hey! Gostei das dicas ;D
    Acho que a melhor e "Vá e faça!"
    E eu pratico a dica dois *-*
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Oii Anna,
    Gostei do seu post e das dicas .Elas parecem serem simples quanto estou lendo,mas não é bem assim .Para ser organizada é necessário atitude e,principalmente, coragem .
    Me considero uma pessoa organizada,porque ou você gosta de bagunça ou de perfeição.Portanto, claro que eu gosto de perfeição (quem não gosta né??) então para chegar neste meu gosto é preciso ser organizada.Com o tempo você se acostuma a ser assim .
    Beijos,
    Diana :B. www.fontedorefugio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o tal do "falar é fácil". Já que é assim, vamos e façamos! :D

      Excluir
  3. Anna estou passando para retribuir a visitinha que você fez no meu cantinho e adorei tudo por aqui já estou seguindo.

    Ai menina confesso que queria ser mais organizada, mas não consigo a correria do dia-a-dia, não me deixa embora pareça desculpa, o unico tempo que tenho para arrumar meu quarto de verdade é no fim de semana, durante a semana minha mãe quebra um galhão organizando pra mim.

    Beijos

    www.diversidades.info

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que seria de nós, pobres filhos, sem nossas mães? haha
      Obrigada por comentar e seguir! *-*

      Excluir
  4. Sou problemática com organização, infelizmente. Ema lgumas coisas eu até sou, mas na maioria sou um desastre.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se esforce mais que dá certo! Não siga aquela de que a vida é muito curta para ser organizado: "organize-se e tempo terá!" Humpf!

      Excluir
  5. Oi Anna, gostei muito das dicas, afinal eu não consigo deixar a minha estante arrumada por muito tempo, mas sempre tento, vou tentar levar essas dicas pra minha vida k fiz o teste e deu que eu sou desleixada!! acredita? kkkkkkkkkkkkkkkkkk mas é bem verdade, sou bem desleixada, mas como o teste mesmo disse "Você não é aquela calamidade ambulante, mas está longe de ser organizado" kkk tentarei ser uma pessoa mais organizada de hoje em diante k post muito criativo

    Agente já postou resenha lá, quer ler? Desde já obrigada!
    Mica
    Fallen In Me

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a estante até que não tenho muito problema, agora com o resto do quarto...
      Obrigada por comentar! *-*

      Excluir
  6. O meu deu o mesmo que o seu! Na prática, não me considero uma pessoa extremamente organizada (vide mesa do computador, estante, gavetas e armários de roupas e calçados)...
    Faço o possível para não me perder na zona. Sabe como é, a preguiça grita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei exatamente como é...
      Obrigada por comentar! *-*

      Excluir
  7. Meu ambiente, em casa ou no trabalho, é organizado...não consigo ficar na absoluta bagunça como na foto hehehehe

    Beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...