quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

#ResenhaLivro - A menina que não sabia ler

Título Original: Florence and Giles
Autor: John Harding
Ano de Publicação: 2010
Nº de Páginas: 282
Editora: Leya
     Oii. Primeiramente, preciso dizer que o que mais me deixou curiosa em relação à esse livro foi a contracapa dizendo que ele continha a tradição das obras de Henry James e Edgar Allan Poe. Tive algumas experiências com contos de Poe esse ano e ao ver isso, ainda não descobri exatamente o porquê  fiquei muito curiosa para lê-lo.

     A menina que não sabia ler é narrado por Florence, uma garota de 12 anos que cresceu na companhia de seu irmão Giles e alguns criados em uma misteriosa mansão na Nova Inglaterra (lembrando que a história se passa em 1891). Nos primeiro capítulos, a narrativa até que faz jus ao título, pois Florence narra como conheceu a biblioteca proibida de Blithe House e como tentou buscar ajuda para aprender a ler, até conseguir fazer isso sozinha.

     Com a chegada da nova preceptora de Giles, a enigmática srta. Taylor, o livro finaliza a parte de descrição, inicia o suspense e mistério e começa a ficar muito mais interessante. Fiquei admirada com a inteligência de Florence ao pensar nos mínimos detalhes de seus planos e a coragem de sair andando pela casa com fama de mal-assombrada durante várias madrugadas. Porém, a forma como usou seu “vizinho” e “amigo” Theo Van Hoosier fez com que eu ficasse com muita raiva dessa garota.  Gente, tenho que confessar que adorei o Theo. Ele era a única pessoa ok, tem o Giles que gostava de verdade dela e a apoiava em tudo que fizesse.

     Quando finalmente descobri a verdade e tudo começou a se desenrolar para o fim, senti vontade de entrar no livro e chacoalhar Florence até ela entender o que estava acontecendo e parar de fazer o que estava fazendo. Na verdade, eu ainda nem sabia quais eram seus planos e ela sempre os tinha compartilhado até então. Foi isso que senti: como se não conhecesse mais aquela menina com que convivi em tantas páginas.

     Enfim, eu amo finais surpreendentes e a minha nota dessa vez leva em conta o mistério que envolve o meio do livro. Quem é, de fato, a Srta. Taylor? Quem é, de fato, Florence?

Citação "Favorita": "[...] cometi o mesmo erro que muitas pessoas cometiam comigo (quem imaginaria que eu tinha dois ninhos de livros? Quem imaginaria que eu francesava e shakespearizava?), ou seja, julguei-o pelas aparências."

     A minha nota para A menina que não sabia ler é... 95! Recomendo esse livro para quem quer ler um suspense e ficar refletindo as respostas para várias perguntas que acabam ficando “em aberto”. É como se o leitor/leitora precisasse pegar aquelas perguntas e concluir a história do jeito que entendeu.

P.S.: A capa original é sinistra. Se a brasileira fosse assim, certamente não teria nem pegado nesse livro.
                                                                                                          
                                                                                                           Beijos. ;*

11 comentários:

  1. Gostei! Sua resenha despertou meu interesse pelo livro... Tem um com título parecido que também quero comprar: A menina que roubava livros. Bom, 1 a mais na minha lista kk'
    PS.: Adoro livros com um certo mistério.
    Beijos,
    Suh - www.meeninadestemida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. :D Amo quando isso acontece. Pois é, também quero ler A menina que roubava livros. Dizem que é muito bom e emocionante.

    Você vai gostar, esse livro tem muito mistério, quer dizer, até você descobrir a verdade. E depois que descobre, o fim te deixa de queixo caído.

    Obrigada por comentar! *-*
    Beijos.
    Anna

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro esse livro! Fiquei curiosa, vou ir ver a capa original haha

    Gabi

    ResponderExcluir
  4. :D Pois é, a Florence que eu imaginei é bem mais simpática que aquela da outra capa.

    Obrigada por comentar! *-*
    Beijos.
    Anna

    ResponderExcluir
  5. Aii muito bom adorei a resenha! Eu queriaa muito ler esse livro, vou ver se compro! Amei...Beijo!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. *____* Sem querer incentivar o consumismo, mas... compra mesmo. Ou pelo menos encontre alguém para pedir emprestado. Vale a pena!

    Obrigada por comentar! ^^
    Beijos.
    Anna

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Gostei da sua resenha...
    Já estava com vontade de ler o livro e sua resenha só me deixou com mais vontade.
    Eu pensei que o livro era mais "fofinho"... Mas pelo jeito ele é totalmente diferente!
    Beijooos.

    ResponderExcluir
  8. Olá passando para conhecer seu blog, e já estou te seguindo, aproveito para convidar vc para conhecer o meu cantinho.
    Feliz Ano Novo !!!
    bye
    @lporromances
    loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Gabriela Wegner: *___* Também tive essa impressão quando vi o título e a capa pela primeira vez. Mas foi só ler a contracapa e ver os nomes dos escritores citados que soube que não teria nada de "fofura". E isso só deixou o livro melhor ainda. :)
    Obrigada por comentar! ^^
    Beijos.
    Anna

    Marla: Ok, retribuirei sua visita.
    Obrigada por seguir!
    Bjs.
    Anna

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li esse livro, mas estou querendo, sua resenha me fez ficar com mais vontade!!

    Rafaela

    ResponderExcluir
  11. *__* Super recomendado! Leia mesmo. :)

    Obrigada por comentar! ^^
    Beijos.
    Anna

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...