sexta-feira, 27 de julho de 2012

Resenha - A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo

Título Original: A Moreninha
Ano de Publicação: 1844
Páginas: 144
Editora: L&PM pocket
Nota: 65/100

 Posso começar dizendo que quando pegava esse livro para ler à noite, não era raro acordar com ele em cima do rosto. Eu poderia estar até gostando da cena que lia, mas a linguagem um tanto complexa pelo fato de ser antiga me dava sono e no outro dia, lá estava eu com a cara enfiada na história, literalmente.

 Augusto, um estudante de Medicina participa de uma aposta com seus amigos e vai passar o feriado de Sant’Ana na casa da avó de Filipe onde há várias pessoas participando de saraus, jantares e comemorações típicas da burguesia carioca daquele período. A jovem e travessa Carolina, irmã de Felipe, também está lá e é nessa ilha, em meio aos eventos ocorridos, que cresce o romance entre os dois.
O amor é um anzol que, quando se engole, agadanha-se logo no coração da gente, donde, se não é com jeito, o maldito rasga, esburaca e se aprofunda.
 Se disser que gostei do livro, não estarei sendo muito verdadeira. Agora também não acho correto dizer que o livro não é bom. O humor está presente nos acontecimentos que ocorrem com Augusto durante sua estada na ilha de Paquetá e algumas cenas até que são engraçadas, pois é quando percebemos como o comportamento de pessoas dos dias atuais continuam os mesmos daquela época.

 Inicialmente, a história foi publicada como um folhetim, ou seja, os capítulos eram publicados geralmente a cada semana no jornal. Fico imaginando as famílias nobres, em que alguém soubesse ler, reunindo-se após o jantar para ouvir o romance e acredito que elas deveriam gostar bastante, pois era um tipo de diversão recente para os brasileiros. Sim, A Moreninha é o primeiro grande romance nacional (quanta honra!). E convenhamos que nesse século ainda não existia novela...

 Trata-se de uma história de amor. Não tão rápida quanto pode parecer, inocente e feliz. Recomendado para quem curte um clássico, quer passar no Vestibular ou gosta de acompanhar as ironias do destino (pelo menos, na literatura).  
Observação desnecessária: Sem querer comparar nem nada, mas A Moreninha me lembrou em vários trechos a história de O Preço de Uma Lição. Como se fosse uma versão clássica da vida do “sem-nome”... 

10 comentários:

  1. Ainda não sabia sobre esse livro e admito que fiquei até curiosa pra saber mais da história.
    Adorei a resenha, mas tb fico muito molenga e com sono qndo pego um livro antigo kkk.
    Novo post no blog, passa lá!
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então está explicado porque as pessoas daquela época dormiam tão cedo. :S Nada a ver, eu sei.

      Obrigada por comentar! *-*
      Anna

      Excluir
  2. Adorei conhecer o livro. Parece ser bem interessante!!!

    Beijos,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Esse foi o terceiro livro clássico que tive a oportunidade de ler e gostei da história, mas sempre fico cansada ao ler esses livros,acho que me desanimam um pouco...vai entender!
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez precisasse de um pouco mais de "animação" para entreter as pessoas de hoje, mas quem sou eu para falar disso? O livro foi escrito para aquela época e os leitores gostaram, isso que importa.

      Obrigada por comentar! *-*
      Anna

      Excluir
  4. eu já li esse livro (acho que você já sabe disso k) E eu realmente gostei. O final é lindo e apesar de eu ter ficado com preguiça de lê-lo ao saber que era um clássico, eu gostei muito. A resenha ficou ótima! Parabéns!

    Quadro novo no blog!
    meeninadestemida.blogspot.com
    Beijos,
    Suyane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter a oportunidade de ler mais clássicos (mesmo que por obrigação), é bom por conta disso, né? :)

      Anna

      Excluir
  5. A Moreninha é um livro bacana, concordo com você quando diz que ele não é bom.. Mas...Também não é ruim.
    O problema maior é o peso da leitura. Clássicos tem um português super pesado, palavras antigas e a gente acaba não entendendo.
    Esse livro está no meu top 10 de clássicos, gosto dele, a história é bacana, tratando-se da época passada.
    Sua resenha ficou muito bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Moreninha também está no meu top 10 de clássicos embora eu tenha lido poucos ainda. haha

      Obrigada por comentar! *-*

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...