sexta-feira, 6 de julho de 2012

A Invenção de Hugo Cabret 3D

     Oii. Não tinha dúvidas: desde o dia em que vi o trailer pela primeira vez, sabia que ia gostar. Bem antes de saber que existia o livro e toda aquela coisa de Oscar. O que era para ser um tranquilo passeio de sábado à tarde se tornou em uma viagem à França. Ou melhor, Paris dos anos 30. Mais que um passeio turístico, uma aula sobre a história do cinema. O ponto negativo? Sair no meio de um shopping lotado em pleno século XXI.

     Para assistir à minha primeira sessão em 3D no cinema, não podia ter escolhido filme melhor. E, só para variar, pensa na felicidade da pessoa ao ver o trailer de Jogos Vorazes na telona? Pena que ainda não tinha colocado os óculos é, eu preciso de dois. Nos momentos iniciais você percebe bem a diferença, mas depois de um tempinho acostuma e até esquece dos tais óculos tridimensionais.

     Antes de assistir ao filme, imaginava que a história seria inteiramente sobre o autômato que Hugo Cabret (Asa Butterfield), o menino órfão que vive em uma estação de trem parisiense, tem o enorme desejo de concluir o conserto, iniciado por seu falecido pai. Mas não é bem assim. O autômato é importante, porém, o filme não fala só sobre isso. Tem realidade lá no meio, a Primeira Guerra Mundial que roubou a fantasia dos filmes e voltou os pensamentos dos europeus para as perdas e prejuízos dos conflitos. :D Carinha de feliz porque encontrou relação com o que estava estudando em História. :D
"---Você tem certeza disso? A gente pode se encrencar.
 --- Por isso que se chama aventura."
     Não bastasse a história em si, o cenário é ótimo. Aquela coisa toda de estação de trem, relógios e engrenagens dão um ar mais... retrô. Ou  talvez algo que remeta à França de antigamente. E a melodia tipicamente francesa tocando ao fundo em algumas cenas é magnífica, nem precisa dizer o quanto me encantei com essa trilha sonora.

     Durante o filme, é exibido outro filme. É, isso mesmo. Porém, estou falando de uma das primeiras produções cinematográficas em que a platéia ficava assustada com a “aproximação dos objetos”. Fico pensando: Se as pessoas se surpreendiam com uma cena de alguns segundos em preto e branco e mudo, qual seria a reação delas se fossem ao cinema a cores e em três dimensões naquela época?

     Ouvi algumas pessoas comentando que faltou ação, mas penso que não foi preciso. Todos os outros aspectos elogiados fazem esse papel. Provavelmente, o fato de ser minha estreia com o 3D em uma sala de cinema e o filme ter todo esse ar francês do século passado que eu amo me fizeram gostar ainda mais dele. Super recomendado para os cinéfilos de plantão, mas é bem provável que eles já tenham assistido... Então, fica a dica para todos que leram esse post, em geral.

Classificação: ***** (5/5)                                                      
                                                                 Trailer

P.S.: A música desse trailer no piano é perfeita. Quem nunca quis aprender a tocar algum instrumento musical por conta de uma única música?

P.S.²: Esse texto foi escrito em março, mas quando tive tempo de postar, o filme já tinha saído do cinema. Então, deixei arquivado e publiquei somente agora que ele já está disponível em dvd. Corre logo e vá assistir!
                                                                                                                          
                                                                                                                        Beijos. ;*

4 comentários:

  1. Quero ver!! Acabei me enrolando e não consegui ir ver no cinema. Vou ver se agora nas férias consigo pegar em DVD.

    Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo de verdade, Gabi. Ótima maneira de aproveitar as férias.

      Obrigada por comentar! *-*
      Anna

      Excluir
  2. Esse filme é lindo! Aprendi muito sobre cinema e chorei muito também.
    Também não sabia que tinha livro e quando fiquei sabendo, fiquei louca para pode comprar, mas acho pq o filme ganhou uns Oscar o preço estava um absurdo. Terei que esperar um pouco.

    Bianca
    Um Universo Fantástico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, o filme tem várias partes emocionantes.
      Também quero ler o livro, ele tem umas ilustrações lindas. :)

      Obrigada por comentar! *-*
      Anna

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...