quarta-feira, 27 de junho de 2012

Resenha - O Preço de Uma Lição, de Federico Devito e Gutti Mendonça


Título Original: O preço de uma lição
Autores: Federico Devito e Gutti Mendonça
Ano de Publicação: 2011
Páginas: 366
Editora: Novo Conceito
Nota: 80/100

"Acredito que as pessoas não mudam. Acho que evoluem. São como pedras brutas, e quanto mais valiosas as experiências vividas e as lições tomadas, mais lapidadas essas pedras se tornam."


     O preço de uma lição é o primeiro livro que ganhei em um sorteio! \o/ Já tem um tempinho que isso aconteceu, mas tinha outros como prioridade e ele acabou ficando para depois. O livro é contado por um jovem adulto paulistano e se baseia especificamente na vida amorosa do cidadão. Desde os 15 até os 20 anos de idade, tomamos conhecimento de todos os relacionamentos que o protagonista já teve até que Juliana surge na vida dele.

     O personagem principal não tem o nome citado durante a história e os próprios autores dizem que fizeram assim porque o que aconteceu com ele pode acontecer com qualquer outro garoto. Porém, como temos que lembrar dele como “aquele cara”, “o protagonista” parece que não nos simpatizamos tanto e não só com o “sem-nome” como também com os outros personagens. Enfim, tudo isso pode ser cisma da minha parte, mas serei sincera e direi logo que as pessoas do livro não me cativaram. Tudo bem, compreendo que aqui não há seres perfeitos como em muitos livros de ficção. Há apenas a realidade. Nada mais que a realidade...

     Percebi uma mudança no caráter do protagonista no desenrolar da narrativa e isso é bom porque é simples ver sentir que ele cresceu em vários sentidos nesse tempo e realmente entendeu o preço dessa lição. Fico feliz pelo “sem-nome”. E se tem algo que eu gostei muito nesse livro foi a presença de várias frases lindas. Dessas que a gente lê, para, olha para o teto (não necessariamente para o teto, pode ser a parede ou o céu) e reflete. E também não são só frases doces e apaixonadas, há outros temas bem interessantes. Não foi fácil escolher apenas uma para colocar lá no início.

     Sim, é mais uma história romântica e melosa (muito!). Porém, o diferente do enredo e que é justamente o ponto em que os autores resolveram apostar está no fato de tudo ser visto pela ótica masculina. Enquanto em diversas outras histórias, lemos sonhadoras garotas suspirando pelos seus amados, aqui temos um jovem com fama de pegador que,inesperadamente, descobre o amor. não, eu não tive a intenção de rimar!

    O amor é correspondido e os dois enfrentam todos os obstáculos para ficarem juntos, mas nós sabemos que não há tanta “graça” em ler uma história relatada em 366 páginas com um romance iniciado sem dificuldades e eternamente perfeito. Esse jovem casal tem uma vida inteira pela frente. O que acontecerá a eles? Distância, idade, não foram problemas para os dois. O que será então? Perguntas como essas foram as que me fizeram criar interesse pelo livro na época do lançamento. Recomendo para os “românticos de carteirinha” e aqueles que preferem histórias mais leves, reais, melosas e enfim, românticas.

P.S.: Na minha opinião, o livro não precisa de uma continuação. Não fiquei tããão curiosa assim para saber a reação da Juliana depois daquele final, mas é claro que se tiver, não irei dispensar a leitura. J

12 comentários:

  1. Oi Anna.
    Ao contrário de você eu detestei esse livro, sério! Não teve nada que me fizesse ansiar em ler, achei a história bem chata mesmo.rs
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, penso que poderia ser melhor. Tem muita coisa desnecessária. Se tirasse algumas páginas de "puro açúcar", talvez ficasse mais atraente.
      Perfeito não é mesmo, mas também não digo que seja péssimo. Enfim, é um tanto quanto estranho. :S
      Pelo menos tem bastante diálogos e por isso, é bem rápido.

      Obrigada por comentar! *-*
      Anna

      Excluir
  2. Eu tô fora desses livros melosos... fico sem paciência, aí acabo demorando muito pra ler!
    Por outro lado, gosto muito da capa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixi, se tá precisando de ação e aventura, passe longe (bem longe!) desse livro.
      Então, a capa e o título trazem a impressão de que é uma história emocionante.

      Obrigada por comentar! *-*
      Anna

      Excluir
  3. Eu não consigo ter vontade de ler esse livro, viu?! :(

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenha mesmo. O grupo para que eu recomendo é bem pequeno mesmo.

      Obrigada por comentar! *-*
      Anna

      Excluir
  4. Oi!

    (primeiro: obrigada pelo comentário no meu poema! Pior que o Tic Tac lembra Jogos Vorazes haha. Adorei!)

    Eu li o livro faz um tempo. Naquele período, eu gostei do livro. Mas acho que se fosse ler agora não gostaria tanto. Não sei porque, mas isso tem acontecido com vários livros. Acho que estou 'mudando' bastante. Enfim, fiquei curiosa para ver a reação da Juliana também!

    Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem assim mesmo. À medida que vamos lendo novos livros e aprendendo com eles, vamos mudando nossas opiniões. Isso é bom, acredito. :)

      Anna

      Excluir
  5. Oi Anna,
    falando assim eu fico até desanimada para ler =/ Na verdade, desanimei quando soube quem era o autor do livro! Nada contra, preconceitos a parte, mas é que sendo ele "colírio" pensei que não fazia nada da vida a não ser mostrar a cara (e o corpo), mas enfim. Pra mim, a impressão que ficou foi de um livro muito meloso com tititi demais. Prefiro ação, aventura, sangue correndo, adrenalina, jogos vorazes. Ah, senti falta da nota.. Cadê a nota para o livro??
    Gostei da resenha, porém foi diferente com o livro.
    Beijos,
    Suyane - http://meeninadestemida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é só impressão, querida. Eu mesma achei bem "tititi", como você disse. Por ora, li vários comentários de pessoas que amaram o livro.

      "sangue correndo, adrenalina, jogos vorazes" é a melhor. Também adoro esse tipo de literatura. Hehehe.

      Uai, a nota tá la no início. :S

      P.S.: Ainda lembro da sua reação quando viu quem era o autor. Pensava exatamente assim, aí resolvi dar uma chance para a criatura e não deu muito certo.

      Obrigada por comentar! *-*
      Anna

      Excluir
  6. Pois é, concordo com você em quase tudo. Primeiramente, você deu 80/100 para o livro, enquanto eu, com certa dificuldade e refletindo muito! daria uma nota 2. Não 2/10, 2/100! Eu não gostei nem um pouquinho do livro. Tiveram inúmeras cenas desnecessárias e de pura repetição. Na época do lançamento eu também estava bem curiosa, principalmente pelo fato de que a história, como você disse, é contada pela visão de um garoto. Mas, sinceramente? O protagonista é tão tolinho! Fica reclamando por culpa do leite que ele mesmo derramou o livro inteiro! Por culpa da sua observação no final pergunto, os autores comentaram alguma coisa sobre continuação? Estou meio por fora, gostaria de saber!
    Beijão! Ni
    Ninhada Literária :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se cortassem diversas cenas, a história ficaria bem melhor e nem iriam fazer falta.
      Algumas entrevistas com os autores têm citado uma continuação, sim. É, parece que no fundo, no fundo, várias pessoas gostaram.

      Beijos.
      Anna

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...