sábado, 2 de junho de 2012

Meme literário: Julgando pela Capa

     Oi, gente. Fiquei mais de um mês sem postar, mas não pensem que me esqueci do Castanha e de seus leitores. Para ser sincera, passei boa parte de maio escrevendo, escrevendo e não publicando nada, tanto é que agora estou cheia de posts inacabados aqui. Inícios de meses dão um ar de renovação para tudo, não é mesmo? É como pegar aquela esperança tradicional do ano-novo e dividi-la em doze vezes. Férias se aproximando e meu aniversário também (hehehe...\o/), aproveitem bastante o mês de junho, pessoal.

     Há um bom tempo a Rafaela, do blog Entretendo e Lendo me passou o meme Julgando Pela Capa e como de praxe, demoro séculos para responder. Hipérboles à parte, aqui estou alguns meses depois e que atire a primeira pedra aquele que nunca julgou um folheto que seja pela capa.

Cite 1 livro que você leu só por causa da capa:
Não foi só a capa que me deixou interessada no livro, mas ela contribuiu (e muito!) para isso. À primeira vista, podemos pensar: “Que capa bonitinha. Deve contar uma bela história de uma inocente garotinha e seu desejo de aprender a ler”. A sinopse até cita o rumo que as coisas irão tomar mais para frente, mas se não fosse a capa provavelmente não teria pedido de presente e ganhado e lido.

Que tipo de livro você não lê por causa da capa?
Dizem que julgar um livro pela capa “É feio! Isso não se faz! ”, mas é preciso abrir algumas exceções.E se tem uns que eu não tenho a mínima vontade de ler são aqueles romances de banca. As capas contribuem para a minha desanimação, porém, esse tipo de história não faz meu tipo. Também não curto muito as capas com pôsters/fotos das adaptações cinematográficas. Não vou deixar de ler o livro por conta disso, apenas prefiro as originais, com exceção de Um Dia.

Que livro você relutou em ler por causa da capa, mas gostou?
Isso mesmo. Bom, para quem não sabe, O Mar de Monstros foi o primeiro livro que eu li da série PJ&O então, antes dele, a única coisa que eu sabia sobre a história era o que tinha visto naquele filme suuuper fiel nem um pouco irônica. Sempre que procurava algum para pedir de presente o encontrava por perto, mas não gostava da capa e por isso ele continuava lá nas prateleiras. Um dia ele conseguiu vir parar nas minhas mãos e até que eu passei a gostar mais depois que li e “entendi” o cenário da capa.

Que livro te decepcionou, mas você gosta da capa?
Exatamente, não foi bem isso o que aconteceu. A capa e a sinopse dão um ar bem misterioso para história do tipo que pensei “Wooow! Esse livro deve ser puro mistério. As cores da capa, NY do final dos anos 60, o título”, mas... na hora de ler, não era muito bem o que eu estava esperando. Só não posso dizer que me decepcionou, ele só apresentou as coisas de uma forma diferente do que estava imaginando. 






Quais as suas 5 capas de livros preferidas? 
Como disse a Rafa, “Difícil, mas eu vou tentar”:

     Ainda não pude ler todos os livros acima, mas as capas já me conquistaram. Podem ser fofas e com um ar infantil (Ex: Minha Vida Fora de Série, Radiante) ou simples, porém, carregando um significado importantíssimo para a história (Ex: Jogos Vorazes).
     Deixo o meme livre para quem quiser responder, também quero saber o que vocês acham das capas literárias. 
                                                                                                 
                                                                                                     Beijos e até a próxima! ;)

17 comentários:

  1. "A menina que não sabia ler" eu classificaria como 'te decepcionou, mas você gostou da capa'. O final foi um dos mais nadaver que já li! o-O

    Já me indicaram esse meme, mas eu fico procrastinando porque nunca sei o que colocar; sou muito indecisa!

    Bom que você voltou!
    Eu passei por um período de latência no blog também, e tenho um monte de resenhas guardadas. Bom que, quando estou mais corrida ou sem inspiração, já tem algo no arquivo...

    Beijos!
    Miriam - Booker Queen!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final de "A menina que não sabia ler" é mesmo bem estranho, não diria péssimo ou ótimo, mas surpreendente.
      Espero que agora dê para postar com mais frequência. :)

      Obrigada por comentar! *-*
      Bjs.
      Anna

      Excluir
  2. "Amanhã você vai entender" tem uma capa maravilhosa! Bom saber que ele não deveras te decepcionou, porque eu tenho vontade de ler... Só pela capa, admito. Comigo é assim: eu não deixo de ler tal livro por culpa da capa, mas eu leio certos livros por culpa da capa. Ou seja, quando não tenho nada para ler é legal dar uma diferenciada e simplesmente escolher o primeiro livro que aparecer na minha frente na livraria, sabe? Enfim!
    Beijão! Ni
    Ninhada Literária :) <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil não ter nada para ler, mas escolher o primeiro que aparecer e ainda gostar dele, sem ter conhecido a história antes de lê-lo, é muito bom.

      Obrigada por comentar! *-*
      Beijos.
      Anna

      Excluir
  3. A capa de Amanhã você vai entender é realmente linda! Uma pena que o livro não tenha correspondido às suas expectativas! :/ Ele ainda está na minha listinha para ler.
    A do Mar de monstros também não me atrai muito, mas adoro a história do Percy Jackson!
    A capa de Minha vida fora de série é show! Assim como as de todos os Fazendo meu filme!

    Beijinhos,
    Nicole

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, quem sabe você ache interessante, né?
      As capas de FMF também são muito lindas.

      Obrigada por comentar! *-*
      Bjs.
      Anna

      Excluir
  4. Oii, tudo bem?
    Eu também li e pedi e ganhei A menina que não sabia ler, por causa da capa, mas confesso que esse livro pra mim foi uma decepção. Com relação as demais, estou lendo Percu Jackson agora, e estou justamente nesse, e confesso que adoro as capas, ( eu vi o filme depois de ler o primeiro e também fiquei MUITO irritada com os cortes e a verossimilhança, mas enfim)acho elas bem características com a estória. Esse Deslembrança me cativou pela capa, mas depois que li algumas resenhas negativa vou esperar um pouco mais pra comprá-lo, e Jogos vorazes, bem, simplesmente perfeita. Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas de PJ têm muito a ver com a história mesmo, mas para quem ainda não conhecia não eram tão atraentes. :/

      Obrigada por comentar! *-*
      Bjus.
      Anna

      Excluir
  5. ah!! Eu também acho a capa de "Delírio" super show.
    Seguindo o blog!!!
    Convido-a para seguir:
    eternamente-princesa.blogspot.com.br
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seguir! *-*
      Ok, vou passar por lá.

      Anna

      Excluir
  6. Eu concordo 100% com você nos romances de banca. Tudo bem que os livros são mais baratinhos, mas eu não consigo me animar com aquelas capas! Como eu comecei Percy Jackson pelo primeiro livro, ao chegar no Mar de Monstros não me importava mais com as capas!

    Luh (Fome de Livros)
    http://blog.fomedelivros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... aquelas capas podiam ser mais trabalhadas e, digamos, um pouco mais discretas (rsrsrs). ;)

      Obrigada por comentar! *-*
      Anna

      Excluir
  7. A capa de Delírio é linda.Eu detesto a capa da serie PJ.
    Acho muito feiia.Bom boa semana.
    Te espero no meu blog.

    Mariana - World of Tori Vega.
    @mariworldoft_

    ResponderExcluir
  8. Verdade Anna, uma das coisas que também me desanimam em relação aos romances de banca são as capas, mas também não acho que as histórias fazem meu tipo. Ainda quero ler um e tirar minhas próprias conclusões, mas não num futuro próximo, enfim. Adorei suas capas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim. Em um futuro tão, tão distante, se o mundo não acabar, talvez eu leia um romance de banca. Rsrsrs...

      :D Obrigada por comentar! *-*
      Bjs.
      Anna

      Excluir
  9. Bem legal esse meme.. das capas que vc citou a mais bonita achei a da Minha vida fora de série...e por incrível que pareça odiei a capa de Delírio, mas msm assim quero mto ler.. bjs

    http://serieslivroseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...