sábado, 6 de outubro de 2012

Resenha: O pequeno filósofo, de Gabriel Chalita

Ilustrações: Thais Linhares
Ano de Publicação: 2011
Páginas: 114
Editora: Globo
Nota: 80/100

"- Eu sei.
  - Você sabe tudo?
  - Não. Só sei o que é necessário.
  - E o que é necessário?
  - Coisas simples." (pág.14)

O Pequeno Filósofo traz uma história sobre a simplicidade. Um narrador até então estranho que embarca em um trem na companhia de um misterioso menino. No início, fiquei meio confusa, sem saber aonde o livro iria chegar, mas a narrativa simples e recheada de diálogos foi deixando tudo mais claro até que no fim, é fácil compreender a lição de vida que essa “viagem” trouxe para o homem.

Em todas as estações que os dois param, é possível encontrar uma característica da vida que muitas pessoas levam, como guardar o coração em cofres ou se acostumar com a lama. É claro que isso está no sentido metafórico, porém, não é difícil de entender. E depois que vamos conhecendo a história do narrador, percebemos o quanto essa viagem foi importante para ele.
                                                          
As ilustrações de Thais Linhares ficaram ótimas e trazem um ar infantil para a história, mas a leitura é recomendada para qualquer pessoa que ainda não tenha parado para refletir sobre o que realmente importa na vida. A lição é mais que necessária para todos que são atarefados, ocupados, estressados ao extremo e não percebem a felicidade ali do lado.

É uma história feita para refletir. Cada diálogo, cada estação. Os outros livros que já li do Gabriel Chalita geralmente acabam deixando essa necessidade de filosofar por um tempinho minha mãe adora os livros dele, diga-se de passagem, então eu sempre acabo pegando algum emprestado. Ah, outra coisa que eu preciso dizer: a fala do menino em itálico e a do narrador normal ajudou muito, pois como há vários diálogos, ficaria  bem fácil de confundir quem falou o quê caso não houvesse essa diferenciação.

Sobre a identidade do garotinho, gosto de acreditar que ele seria a representação de um menino pobre e sábio que veio ao mundo para nos salvar. Olha, vamos pensar: o pequeno filósofo sempre esteve ao lado do narrador (ele só não tinha percebido isso) e depois que trouxe tal lição de vida dessa experiência, passou a sentir sua presença em todos os momentos. Tudo a ver, não é? 

8 comentários:

  1. Nahim! Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas gostei bastante da sua dica.Parece ser uma obra maravilhosa e amo ilustrações em livros.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, mas achei interessante o tema.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Anna,
    Adorei sua resenha!
    Confesso que não conhecia o livre e nem o autor (pessoa desatualizada)
    Mas achei o livro bem legal, parece ser aquele tipo que te faz pensar mesmo depois que acaba ;) Gostei bastante, com certeza é um livro que pretendo ler um dia!

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, sim. Ele traz uma lição simples, porém, muito importante para todos nós.
      Retribuindo sua visita agora mesmo.

      Obrigada por comentar! *-*

      Excluir
  4. Anna,
    O livro parece muitoo bom , gosto de histórias assim, que me traz um aprendizado e quando passo a última página ,fico pensando horas e horas sobre a narração e o tal do '' e se ...'' kkkkk.
    Beijos ,
    Diana =B
    http://fontedorefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá, eu não fiquei pensando horas e horas, mas a história é boa mesmo assim. kkk

      Obrigada por comentar, Diana. *-*

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...