quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

#ResenhaLivro - Aventuras na Escuridão

Título Original: Adventures in Darkness
Autor: Tom Sullivan
Ano de Publicação: 2006
Nº de Páginas: 191
Editora: Landscape

Oii. Esse é o primeiro post/resenha do ano aqui no Castanha. Os primeiros dias de Janeiro têm sido bem divertidos. Tenho ocupado meu tempo aproveitando as férias e a natureza e isso acaba me deixando com inspiração, mas sem escrever. Já voltei para a capital e hoje trago mais uma resenha literária.

O livro Aventuras na Escuridão ficou escondido na estante por mais de um ano e quando o encontrei, resolvi pegá-lo para ler. Trata-se de uma história real, como uma biografia, onde o autor relata alguns acontecimentos que viveu aos 11 anos de idade. Tommy Sullivan nos conta como o verão de 1959 mudou o rumo de sua vida e abriu as portas do mundo para ele que, por acaso, era cego. Ainda que a deficiência visual colocasse limites, Tommy participou de aventuras e enfrentou desafios que muita gente falou comigo? não faria mesmo. Como pular de um penhasco, por exemplo. Tudo isso porque ele tinha o desejo enorme de entrar para o mundo dos que considerava “normais” e poder conviver com eles, sem que se preocupassem com o fato de ele ser cego.

A história é bem tranquila, os capítulos são curtos e não tem muita enrolação. Ela se passa na Nova Inglaterra, próxima a Boston, mais precisamente na cidade costeira de Scituate e é interessante porque faz com que nós, leitores, nos coloquemos no lugar de Tommy para imaginar como seria fazer tudo o que ele fez sem poder enxergar. Como é dito lá na orelha dele, você lê como se fosse ficção, pois é diferente acreditar que tudo aquilo aconteceu mesmo. Além disso, você precisa imaginar os personagens do seu jeito, já que eles não são descritos fisicamente.

Citação Favorita: “Naquele dia aprendi que, com habilidade, poderia transformar toda a desvantagem da minha deficiência em gloriosas vantagens. Pela primeira vez na vida, acreditei em mim mesmo, e me senti bem. Bem demais.”

É isso. Minha opinião ficou proporcional ao tamanho do livro, bem curtinha, mas espero que vocês tenham tido uma noção de como é a história e talz. A minha nota para Aventuras na Escuridão é 80. Recomendo para quem queira ler algo leve, rápido e que fale sobre jogos de beisebol e Red Sox. :)

                                                                                   Beijos. ;*

10 comentários:

  1. Hum...adorei o título! Parece ser muito bom pela resenha que li. Vou ver se compro...Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Anna!
    Acredita que eu não conhecia este livro?
    A ideia do livro me chamou bastante atenção. É legal quando pegamos um livro mofando na estante e acabamos gostando, né?
    Bjão! :D

    ResponderExcluir
  3. O título e a capa são bem atraentes. Essa coisa toda de ter que se colocar no lugar de Tommy para entender o que se passa com ele é o mais interessante. :)

    Obrigada por comentar! ^^
    Beijos.
    Anna

    ResponderExcluir
  4. Lucas Martins: Pesquisei um pouco sobre ele antes de publicar a resenha e percebi que, no Brasil, foi pouco divulgado. :/

    E é ótimo quando os livros "sumidos" são descobertos e ainda gostamos deles. Agora quando ocorre o contrário, não tem nada de bom mesmo.

    Obrigada por comentar! ^^
    Bjs.
    Anna

    ResponderExcluir
  5. Oi Anna!
    Não conhecia esse livro mas depois de ler a sua resenha fiquei interessada, ainda mais porque fala sobre o Red Sox! Adorei! Vou ver se leio.
    Ah obrigada pela visita e principalmente pela dica na nova coluna, vou fazer assim mesmo.
    Seguindo aqui.
    Beijão.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  6. Leia mesmo. O Tommy é fã do Red Sox e ele fala bastante sobre beisebol em geral.

    Obrigada por comentar! ^^
    Bjs.
    Anna

    ResponderExcluir
  7. Gostei da tua resenha, esse livro deve ser um pouquinho dramático certo? Não dá pra inclui-lo na lista, não dá pra incluir NADA na lista rs mas me interessei...

    Rafa

    ResponderExcluir
  8. É, está mais para um livro de memórias. Como se o autor quisesse relembrar sua infância e ainda compartilhá-la com outras pessoas.

    Obrigada por comentar! *-*
    Beijos.
    Anna

    ResponderExcluir
  9. Ah, pelo que você falou, tem a ver com beisebol..Não gosto muitoo, mas oo livro pode ser bom, já que é um livro de memórias.
    Beijos, Suh .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, tem horas que o excesso de detalhes do esporte chegam a ser cansativos, mas tentar imaginar como o Tommy se sentia, sem poder enxergar, é bem interessante.

      Obrigada por comentar! *-*
      Beijos.
      Anna

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...