terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Beija-Flor

     Oii. Já tem um bom tempo que falei especificamente sobre a Natureza aqui no Castanha e resolvi voltar a esse tema depois de conseguir com um pouquinho de sorte e muita paciência fotografar este lindo pássaro. O Beija-Flor tem um nome bem característico (se for para pensar, grande parte dos pássaros tem nomes que representam suas “habilidades”). É, ele beija a flor a fim de adquirir o néctar que é responsável por isso e aquilo e não tem nenhuma necessidade que eu escreva isso, pois você muito provavelmente já sabe.

     Se você tiver um bebedouro apropriado, água, açúcar e um local com árvores e flores localizado nas Américas, em especial no Brasil, é quase certo que receberá algumas “visitas” no decorrer do dia. Pode esperar por beija-flores, mas também deverão aparecer abelhas e moscas. Porém, quando ele surge rapidamente e plana parado enquanto suga o líquido logo nos esquecemos dos insetos para admirá-lo e alguns segundos depois, o pequeno e ágil pássaro já desapareceu em alguma árvore.

     O beija-flor tem habilidades super exclusivas. Suas asas são praticamente invisíveis tamanha a rapidez com que se movimentam, ele consegue ficar paradinho no ar, dar marcha ré e ainda voar de cabeça para baixo. Além disso, a variação de cores nas suas penas traz um efeito bem bonito. Cheguei a reparar que quando ele se aproxima, fica parado a uns poucos metros de distância como se estivesse observando aquele ser que o analisa, mas agilmente vai até o bebedouro mais próximo e não dá tempo nem de fotografar.

     Infelizmente, não sei especificar a qual espécie pertence o beija-flor da foto e confesso que nem lembrei de limpar o bebedouro antes de ir embora. Sim, deixar o recipiente sujo por vários dias pode ser extremamente prejudicial à saúde do pássaro. :/ A melhor forma de “conviver” com beija-flores é tendo diversas espécies de flores, principalmente vermelhas, em seu quintal e utilizando um bebedouro para atraí-los. Então, por favor, nunca opte por prendê-los em uma gaiola.

     Fim de férias, tudo pronto para o início do ano letivo. Isso significa menos tempo para o Castanha e raridade de posts durante a semana. Eu sei, é triste. Mas em compensação, estou animada por enquanto para recomeçar a rotina de aulas, atividades, provas. Na última postagem das férias, me parabenizo por ter conseguido cumprir as Dicas Diversas – Férias em diversos momentos embora admito que deixei de seguir as dicas algumas vezes. Mas tudo isso faz parte, não é mesmo?

     Espero que vocês tenham gostado de ler um pouco mais sobre o beija-flor. A parte de fotografá-lo surgiu ocasionalmente e daí, nasceu o post. A espera pode ser demorada, mas quando ele aparece... Vale a pena! E no meu caso, foi até rápido: só 15 minutos em pé, com câmera posicionada e esperando. Comentem! *-*
                                                                                    Beijos. ;*

10 comentários:

  1. adoro,acho lindo rs
    www.chatofbeauty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, Beija Flor é um bicho lindo!
    Falando nisso faz tempo que não vejo um... rsrs
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Flor , é lindo a natureza né ...

    Super Beijo.*

    compartilhandomeuvicio.blogspot.com

    @lariramos16

    ResponderExcluir
  4. Muito linda. Afinal, foi Deus que criou. :)
    Obrigada por comentar! *-*
    Beijos.
    Anna

    ResponderExcluir
  5. Oi Flor tudo bem ? Escolhi o seu Blog para responder uma tag está lá no meu Blog espero que goste !!!

    Super Beijo.*

    compartilhandomeuvicio.blogspot.com

    @lariramos16

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D Muito obrigada por ter me passado a tag. Vou respondê-la assim que puder.

      Beijos.
      Anna

      Excluir
  6. Que post mais lindo *-*
    Amei! Meu coração de bióloga ficou todo bobo, rs.

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-* Que bom que gostou! *-*

      Obrigada por comentar!
      Bjs.
      Anna

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...