terça-feira, 1 de maio de 2012

Resenha - Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

Título Original: The Hunger Games
Ano de Publicação: 2008
Páginas: 397
Editora: Rocco
Nota: 100/100
"Então, subitamente, me ocorre o seguinte pensamento: É porque ele está sendo gentil. Da mesma forma que foi gentil em me dar aqueles pães.   A ideia me deixa paralisada. Um Peeta Mellark gentil é muito mais perigoso para mim do que o contrário. Pessoas gentis conseguem se instalar dentro de mim e criar raízes. E não posso permitir que Peeta faça isso. Não posso permitir que ele chegue lá."
     Olá. Antes de tudo, vamos combinar que a sinopse do livro não é lá muito atraente. É bem provável que se tivesse lido essa parte antes de conhecer a série, não teria me interessado tanto assim. Ainda bem que isso não aconteceu. Fui descobrindo a trilogia aos pouquinhos e quando percebi, já estava muito ansiosa para ler o primeiro livro. Essa espera ficará marcada, pois nunca havia desejado tanto conhecer uma história e demorado tanto para tê-la em mãos. 

     Jogos Vorazes conta a história de Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos que se tornou a chefe da família após a trágica morte do pai e vive no empobrecido Distrito 12 ao lado da mãe (com quem não tem uma relação muito amigável) e da irmã, Primrose. O livro começa no dia da Colheita em que serão escolhidos os 2 tributos de cada distrito que participarão da 74ª edição dos Jogos Vorazes, um reality show anual que consiste em forçar os jovens entre 12 e 18 anos a lutarem pela sobrevivência em uma arena, até que somente um saia vivo. Tudo isso para que a Capital possa exercer seu poder sobre os distritos e lembrá-los de que não adianta se rebelar. Katniss e Peeta Mellark (que por sinal, já era um “conhecido” dela) são selecionados para representar o Distrito 12 nessa edição e partem em rumo à batalha.

     Primeiramente, o enredo é inovador, pelo menos para mim, que nunca tinha lido uma distopia. Mortes que poderiam muito bem ser evitadas ocorrendo diariamente em pleno programa de televisão e com milhões de pessoas assistindo. Isso tem um quê de realidade, não tem? Os Jogos envolvem muita ação, aventura, adrenalina, voracidade (claro!) e é um tanto quanto estranho imaginar que houve espaço para um “romance” no meio disso tudo. Mas foi isso que tornou especial a 74ª edição: sair da rotina. Para os habitantes da Capital, não passa de uma diversão assistir às vidas de 23 jovens se esvaindo a cada ano. Por isso, todos os tributos merecem o respeito dos leitores. Até mesmo os Carreiristas, afinal, eles cresceram sendo forçados a aprender a gostar dos Jogos.  

     A narrativa da protagonista nos coloca para lutar junto com ela, mas com a “pequena” diferença de que estamos no belo conforto de uma leitura. Katniss é uma das personagens mais fortes, determinadas e corajosas que já tive a oportunidade de conhecer, uma verdadeira heroína. Já Peeta é o mocinho da história, mas... é claro que também é um destemido herói porque para aguentar o que aguentou é digno de um título de honra. Além disso, provou que ser mestre em decorar os bolos da padaria pode ser muito útil quando se está uma floresta lutando para sobreviver. 

     A equipe do Distrito 12 é ótima. Haymitch, Effie, Cinna, Portia não poderiam deixar de ser citados por aqui. Mesmo que os pequenos conflitos não fossem raros (Fato: toda equipe tem suas discussões.), todos os quatro e até o pessoal lá do embelezamento são importantíssimos para Katniss e Peeta. Não tenho muito que dizer de Gale, o melhor amigo da protagonista, que só aparece falando no comecinho, mas acredito que ele dará o ar da graça com mais frequência nos próximos volumes que, aliás, não vejo a hora de ler.

     Se você ainda não leu Jogos Vorazes e gosta de ação, aventura, romance, tudo junto e misturado, leia logo. Esqueça que tá fazendo sucesso por conta do filme e embarque nessa história . Ahh, não poderia esquecer do básico quando o assunto é JV. “Que básico?” O desejo. “Que desejo? Desejar o quê?” Que a sorte esteja sempre a seu favor. :)
                                                                       
                                                                                Beijos. ;*

28 comentários:

  1. Aninha sua linda, sempre arrasando nas resenhas né? Adorei a sua! Eu praticamente morri para escrever a minha e ainda assim não saiu do jeito que eu queria. Concordo com tudo o que você disse, m termos 'Katniss' esse foi o livro que mais gostei, porém o meu favorito na trilogia ainda é Em Chamas. Enfim, vou ficar por aqui, antes que fale demais, como todo mundo já sabe eu virei mais que fã de Jogos Vorazes, e é sempre bom ver uma resenha dele.

    PS: Sobre o enredo inovador, a ideia dos Jogos não é muito original, pois já existe um livro/mangá japonês chamado Battle Royale, que tem a mesma ideia de mandar jovens para um local onde eles lutem até a morte, com toda a brutalidade sendo televisionada, porém BR é beeeeeeeeeeem mais violento, e eu nunca leria em hipótese alguma. Hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D Muito obrigada, mas não pense que foi fácil escrevê-la (aí está um motivo da demora, por sinal). Em Chamas tá me esperando. Pretendo lê-lo o quanto antes.

      P.S.: Não conhecia esse "livro/mangá japonês chamado Battle Royale". Pesquisei um pouquinho aqui e... quanta violência! Gostei, não.

      Obrigada por comentar!
      Bjs.
      Anna

      Excluir
  2. Eu amo a séria é muito boa!Ela é incrível e diferente e mais realista!
    http://jeitointelect.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Anna

    Adorei a sua resenha, ficou bem instigante, e concordo com ela :) leitura recomendada. Também penso isso sobre os Carreiristas, alias gostaria de conhecer melhor os outros distritos e tributos.

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! *-*
      Pois é, os outros tributos e distritos poderiam ter aparecido mais, porém, sabemos que as circunstâncias não permitem. Hehe.

      Anna

      Excluir
  4. Ainda não li esse livro, embora já tenha comprado há um bom tempo. A correria aqui é tanta para cumprir os prazos de parceria que não consigo ler os livros que comprei, o que é super triste :'(. Várias pessoas já me indicaram esse livro, comentaram super bem dele, além de eu já ter lido várias resenhas sobre ele, e todas super positivas, o que faz a minha ansiedade só aumentar. Ainda não assisti ao filme e espero fazer isso logo depois de ler o livro!

    Beijos!!
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, não sei se daria conta de ler apenas livros de parceria. Eles mandam um atrás do outro!
      Arranja um espacinho aí e leia. Super recomendado!

      Obrigada por comentar!
      Bjs.
      Anna

      Excluir
  5. Então, eu vou ganhar esse livro de aniversário em junho por isso eu pulei a sua resenha pra manter o mistério né?! kkkkkkkkkkkkkkk Mas eu estou louca pra ler esse livro tenho certeza que eu vou amar! *-----*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive que pular várias resenhas antes de lê-lo também. Mesmo que não tivessem spoiler, não queria nada que estragasse qualquer surpresa.
      Tá chegando já!

      Obrigada por comentar!
      Bjs.
      Anna

      Excluir
  6. Nossa, meu comentário nao saiu da ultima vez. Enfim, aqui estou eu de novo! Bom, ainda não i o livro mas adorei a sua resenha. O livro parece ser bem o perfil que eu gosto... Aventuras, açao e uma pitada de romance. Estou louca para le-lo (: Gostei também da mensagem que ele transmite..
    Parabéns!
    Beijos e muita sorte!
    http://meeninadestemida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii, teu comentário saiu no e-mail, mas não deu as caras por aqui. Vai entender... :S
      Acredito que você irá gostar de JV.É muito bom!
      Que bom que gostou da resenha.

      Beijos.
      Anna

      Excluir
  7. Oi Anna

    Gostei bastante da resenha. Jogos Vorazes é um livro que realmente vale a pena ser lido. Eu me apaixonei pela história e pelo mundo criado pela autora.

    Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, viu?
      Jogos Vorazes vale muito a pena ser lido, relido, resenhado, comentado. Haha.

      Bjs.
      Anna

      Excluir
  8. Claro que tô doida pra ler esse livro, só leio resenhas positivas dele, quero experimentar essa leitura cheia de ação, aventura e romance *O* E ainda poder ver o filme né, me recusei a ver o filme sem antes ter lido o livro. rs

    Gostei muito da resenha por sinal ><
    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É raro ver resenhas negativas mesmo. Alguns "do contra" escrevem talvez pelo fato de ter se tornado conhecida e comparada com outras famosas séries. E isso não é legal.
      Mas a história em si é muito boa mesmo.

      Obrigada por comentar!
      Bjs.
      Anna

      Excluir
  9. Aiii muits blogs falando desse livro...Adoro! Quero super ler, pena que estou um pouquinho sem tempo! :(
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos mesmo. Bom que tem muita gente lendo. E gostando. :)

      Bjs.
      Anna

      Excluir
  10. Olá!
    Já faz um tempinho que eu li Jogos Vorazes e não esperava muito dele pela sinopse também.rs
    Esse livro é realmente muito bom, né?
    Até hoje eu não li os outros dois da trilogia mas pretendo fazer isso antes que os filmes sejam lançados.rs
    Adorei conhecer o blog! =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, os próximos filmes ainda estão longe. Mas é claro que eu também quero ler antes, né? Hehe.

      Obrigada por comentar! *-*
      Beijos.
      Anna

      Excluir
  11. Ainda não li este livro
    Mas a vontade é tanta, sempre falam super bem e o filme deve ser bom tbm

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois são ótimos, mas o livro sempre é melhor, né?

      Obrigada por comentar! *-*
      Bjs.
      Anna

      Excluir
  12. Os filmes baseados em livros sempre deixam algo de fora eu gosto de ler o livros e depois ver o filmes e ver que apesar das escolhas do diretor ele conseguiu capitar a ideia do livros.
    Add e curti meu blog
    bonequinhadepixe.blogspot.com
    Dá uma espiada na loja
    bonequinhadepixe.tanlup.com
    Beijocas

    ResponderExcluir
  13. Ah eu estou loucaaa pra ler Jogos Vorazes! Depois que vi o filme mesmo, mal posso esperar pra colocar as mãos lo livro. haha
    Só fico meio chateada por receber spoiler dos grandes do último livro, até me desanimou. :/
    Mas né, a vontade continua. :D

    Beijos, Mari.
    http://www.papersblood.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como isso é chato...
      Sinceramente, a "graça" não será a mesma, mas... vá em frente! :)

      Bjs.
      Anna

      Excluir
  14. Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler este livro
    Mas tenho muita vontade
    Ainda mais por ter o filme e todo mundo super que elogia

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar... de novo? Isso prova que tá passando da hora de publicar outro post. Tempo, tempo, tempo...

      Anna

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...